Vendas de casas atingem máximo desde 2010 e preços aceleram recuperação

Os preços das casas continuam a subir em Portugal, tendo registado-se o valor mais elevado dos últimos quatro anos no último trimestre.Também entre julho e setembro foi também o período que se registou omáximo de vendas desde 2010.

O índice de preços da habitação (IPHab) atingiu no terceiro trimestre deste ano o valor mais elevado em quatro anos, após um crescimento homólogo de 3,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, citados pelo Jornal de Negócios.

Este aumento, tal como explica o jornal, representa uma aceleração, já que no segundo trimestre os preços tinham crescido 2,9%, depois de terem subido 0,8% nos primeiros três meses do ano.

Preços a subir com vendas a retomar

O crescimento no terceiro trimestre, continua a dizer o diário, ficou a dever-se sobretudo ao aumento de 5,2% nos preços das habitações existentes, já que nas casas novas o aumento foi de 0,6%.  “Com este resultado, completa-se um período de dois anos em que o IPHab tem vindo a apresentar taxas de variação de sinal positivo”, assinala o INE.

Este aumento de preços deve-se sobretudo à forte subida nas vendas, sobretudo de casas existentes. Entre julho e setembro de 2015 foram transaccionados 27.239 alojamentos, o que representou um acréscimo de 33,2% face a idêntico período do ano anterior.

O número de casas vendidas no terceiro trimestre foi o mais elevado desde 2010, quando em cada um dos quatro trimestres foram vendidas mais de 30 mil casas.

fonte: jornal de negócios

Translate »